Retrospectiva - Atividades do BRUTE em 2023

retrospectiva Fev 26, 2024

Esse post descreve as atividades realizadas em 2023 pelo BRUTE, um ano com diversas conquistas inéditas para a UDESC e para o Sul do Brasil na Maratona SBC de Programação.

Brazilian ICPC Summer School 2023

Durante as férias de verão, o BRUTE levou 11 membros para participar da Summer School que acontece anualmente na Unicamp, pela primeira vez presencial desde 2019. Lá, professores de todos os cantos do Brasil e até de fora do país lecionaram sobre conteúdos relacionados a programação competitiva a fim de preparar os alunos para as futuras competições da Maratona, além de proporcionarem contests diários de 5 horas para treinar os alunos.

O evento ocorreu do dia 23/01 ao dia 04/02 e contou com a participação dos membros Débora Lawall Langner, Eliton Machado da Silva, Enzo de Almeida Rodrigues, Eric Grochowicz, Giovana Corrêa de Barros, João Marcos de Oliveira, João Vitor Fröhlich, Julia Retore, Lívia Mayumi Alves, Maria Luiza Corrêa Figueiredo e Rafael Granza de Mello.

Final Brasileira da Maratona SBC 2022

Artigo principal: dia-a-dia-final-brasileira-2023-campo-grande

Dia a dia - Final Brasileira 22/23 em Campo Grande
Entre os dias 16 e 18 de março de 2023, aconteceu a Final Brasileira 2022/2023 da Maratona SBC de Programação, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Foram competir dois times do BRUTE: o time principal, Como Treinar o Seu João, e o time café-com-leite, NTJ.

Por causa de um atraso no calendário da Maratona devido à pandemia de Covid-19, a Final Brasileira do ano anterior ocorreu no início do ano de 2023.

Entre os dias 16 e 18 de março, em Campo Grande - MS, o BRUTE participou da Final Brasileira referente ao ano passado, para a qual se classificou o time Como Treinar o Seu João, formado por Eliton Machado da Silva, João Vitor Fröhlich e Rafael Granza de Mello. O BRUTE também levou o time café-com-leite NTJ, formado por Enzo de Almeida Rodrigues, Eric Grochowicz e João Marcos de Oliveira.

O time Como Treinar o Seu João obteve um resultado inédito: a primeira medalha de bronze da história da UDESC na Maratona, obtendo 12º lugar do Brasil e título de time campeão da Região Sul. 🥉

MergeQueens 2023

Artigo principal: mergequeens-2023-resultados

MergeQueens 2023 - Resultados
No dia 29 de abril, fizemos a primeira edição da MergeQueens, o primeiro evento de programação competitiva para meninas da UDESC Joinville. Tivemos também uma convidada da UFSC de Joinville, Maria, como participante. A competição foi realizada de forma individual, teve duração de 2h30 e contou com …

Visando incentivar a participação feminina na Maratona e seguindo a iniciativa da Maratona Feminina de Programação, que ocorreria em junho, o BRUTE organizou uma competição de programação somente para mulheres.

Ocorrido no dia 29 de abril, o evento contou com 13 participantes em um contest de 2 horas e meia. Também houve a premiação das três medalhistas e uma apresentação e roda de conversa sobre a participação de mulheres na Maratona e em ambientes de trabalho relacionados a tecnologia.

As medalhistas foram  Maria Luiza Corrêa Figueiredo, em primeiro lugar, Lívia Mayumi Alves, em segundo lugar, e Anna Paula Meneghelli de Oliveira, em terceiro lugar.

A apresentação e roda de conversa foram organizadas pelas membras Giovana Corrêa de Barros e Julia Retore.

Para a realização do evento, o BRUTE recebeu patrocínio da empresa Becomex, que providenciou o coffee break e as medalhas, trouxe uma aluna convidada da UFSC para participar e deu uma palestra para as participantes.

Maratona Feminina de Programação

Artigo principal: mfp-unicamp-2023

Maratona Feminina de Programação Unicamp
No dia 24 de junho, aconteceu a 1ª edição da Maratona Feminina de Programação da Unicamp (MFP Unicamp [https://www.instagram.com/mfp.unicamp/]). Tivemos 15 participantes representando o Brute e a UDESC. A competição foi sediada no Instituto de Computação da Unicamp e puderam participar mulheres e p…

Após o levantamento de interesse na MergeQueens, o BRUTE levou 15 mulheres para a Maratona Feminina de Programação (MFP), que aconteceu na Unicamp, no dia 24 de junho.

Ocorreram no evento um contest de 5 horas de forma individual, palestras de algumas empresas e uma apresentação da finalista mundial Letícia Freire justamente sobre a participação de mulheres na Maratona.

Na competição, a membra do BRUTE Julia Retore obteve medalha de bronze ao atingir o 8º lugar.

A ida das estudantes até Campinas se deu com uma van da UDESC.

A participação do BRUTE na MFP recebeu patrocínio da empresa Becomex, que providenciou a hospedagem das alunas da UDESC em Campinas durante a duração do evento.

Primeira Maratona Interna 2023

Artigo principal: unbdesc-2023-resultados

Primeira UnBDESC - Resultados
No dia 6 de maio de 2023, foi realizada a Primeira Interna de 2023, batizada de UnBDesc, em parceria com a UnB.

A Primeira Maratona Interna 2023, entitulada "UnBDESC", foi organizada em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O evento ocorreu paralelamente na UDESC e na UnB no dia 6 de maio.

A competição teve 5 horas de duração e a participação de 15 times, cada um com três alunos, incluindo 2 times convidados da UFSC Joinville.

Os medalhistas foram os times "Não Treinamos o João", formado por Enzo de Almeida Rodrigues, Eric  Grochowicz e João Marcos de Oliveira; "BGEMO", composto por Bruno Rafael dos  Santos, Eduardo Schwarz Moreira e Guilherme Augusto dos Santos; e "i swear we are  trying our best", composto por Daniella Martins Vasconcellos, Eduardo  Pandini e Rodrigo Augusto Krauel.

Este evento teve patrocínio da empresa Becomex, que providenciou o coffee break e premiação e deu uma palestra para os participantes da competição.

Fase Zero da Maratona SBC de Programação

No dia 17 de junho, o BRUTE participou da Fase Zero da Maratona. Foi organizada a realização da prova nos laboratórios da UDESC.

Na competição, o time Não Treinamos o João atingiu a 21º posição do país, conquistando o título de melhor time do Sul do Brasil.

Segunda Maratona Interna 2023

Artigo principal: maratona-chineque-com-pinhao-2023-resultados

Maratona Chineque com Pinhão 2023 - Resultados
No dia 5 de agosto, realizamos a Maratona Chineque com Pinhão, em parceria com a Universidade Federal do Paraná e com setters convidados.

A Segunda Maratona Interna 2023, entitulada "Maratona Chineque com Pinhão", foi organizada em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento ocorreu paralelamente na UDESC e na UFPR  de Curitiba no dia 5 de agosto.

A competição teve duração de 5 horas e 18 times de três alunos cada participaram.

Os medalhistas desta edição foram os times GEMOJ, formado por Eduardo Schwarz  Moreira, Guilherme Augusto dos Santos e João Vitor Fröhlich, em primeiro lugar; o time ++C, da UFSC, formado por  Artur Frederico Heiber e Eduardo Ribeiro, em segundo lugar; e Cisters com C, formado por Débora Lawall Lagner, Livia  Mayumi e Maria Luiza Corrêa Figueiredo, que ficou em terceiro lugar.

Esta edição, assim como a primeira, teve patrocínio da empresa Becomex, que providenciou o coffee break e premiação e deu uma palestra para os participantes da competição.

Primeira Fase da Maratona SBC 2023

Artigo principal: primeira-fase-sbc-2023-resultados

Primeira Fase SBC 2023 - Resultados
No dia 2 de setembro, levamos 10 times da UDESC à UFPR para participar da Primeira Fase da Maratona de Programação SBC.

A partir dos resultados das Internas e da Fase Zero, o BRUTE selecionou 10 times para participar da Primeira Fase, que aconteceu na UFPR, em Curitiba, no dia 2 de setembro.

Na competição, o time Não Treinamos o João obteve a classificação mais alta da história da UDESC na Primeira Fase, 11º lugar, assim garantindo a classificação para a Final Brasileira em Chapecó, que ocorreria em outubro.

Final Brasileira da Maratona SBC 2023

Artigo principal: dia-a-dia-final-brasileira-2023-chapeco

Dia a dia - Final Brasileira 23/24 em Chapecó
Dos dias 19 a 21 de outubro, acontecia a Final Brasileira da Maratona de Programação SBC 2023/2024, em Chapecó - SC. Foram competir três times do BRUTE: o time classificado, Não Treinamos o João, e dois times café-com-leite, o Chapequinhas e o Cisters com C.

O BRUTE levou 3 times para participar da Final Brasileira, que ocorreu dos dias 19 a 21 de outubro, em Chapecó - SC.

O BRUTE levou o time classificado, Não Treinamos o João, formado por Enzo de Almeida Rodrigues, Eric Grochowicz e João Marcos de Oliveira, e dois times café com leite, Chapequinhas, formado por Eduardo Schwarz Moreira, Emanuel José Quadras e Leonardo Nunes Muniz; e Cisters com C, formado por Débora Lawall Langner, Lívia Mayumi Alves e Maria Luiza Corrêa Figueiredo.

O time Não Treinamos o João obteve um resultado inédito: a classificação para a primeira Final Latino Americana da Maratona, que acontecerá em março de 2024 em Guadalajara, México, obtendo 14º lugar do Brasil e título de time campeão da Região Sul. 🇲🇽

41º SEURS

O BRUTE participou, de 25 a 27 de outubro, da 41ª edição da SEURS (Seminário de Extensão Universitária da Região Sul) em Ponta Grossa/PR, um evento que consistiu de exposição de trabalhos, palestras e apresentações culturais.

No seminário, apresentamos o artigo que desenvolvemos, "Da Competição à Cooperação: Um Relato Sobre Programação Competitiva", que fala sobre a cooperação entre os projetos de extensão da UDESC Maratona de Programação e Olimpíada Brasileira de Informática.

O artigo foi escrito pelos alunos João Marcos de Oliveira, João Vitor Frohlich, Lívia Mayumi Alves e Victor Hugo Moresco e as professoras Karina Roggia e Luciana Rita Guedes. A apresentação foi realizada por Lívia Mayumi Alves e Victor Hugo Moresco.

BRUTE Class

A BRUTE Class é uma ação do BRUTE que consiste em ministrar aulas durante o semestre visando preparar os estudantes para participar das maratonas de programação, ensinando o básico de programação e algumas técnicas de resolução de problemas.

As aulas foram ministradas por Eduardo Schwarz Moreira, com o apoio de Enzo de Almeida Rodrigues, Eric Grochowicz e João Marcos de Oliveira para sanar dúvidas e atendimento individual dos estudantes.

No ano de 2023, foram ministradas um total de 16 aulas, realizadas semanalmente.

Colóquios da Ciência da Computação

Consistindo de palestras de cerca de 1 hora realizadas principalmente por alunos, os colóquios são parte do projeto que abrange o BRUTE Maratona de Programação.

No ano de 2023, houveram 7 colóquios, abordando temas como intercâmbio, linguagens de programação, dentre outros assuntos diversos da vida acadêmica e da Ciência da Computação.

BRUTE nas escolas

O BRUTE, juntamente com diversos outros projetos de extensão, participou das visitas às escolas, sendo essas idas dos projetos até as escolas ou vinda das escolas para visitar a UDESC. Lá, fizemos uma apresentação sobre o que fazemos no projeto e fizemos uma brincadeira onde quem resolvesse um problema dos cartões que levamos ganharia um bombom.

Eric Grochowicz

Bolsista do BRUTE :)